homens do mar
Homens do Mar é um projeto fotográfico documental e artístico que pretende registrar o relacionamento do homem com o mar, desde a mais simples das atividades relacionadas à pesca artesanal, até as mais complexas e elaboradas, como a construção de embarcações e extração de petróleo.
O projeto será desenvolvido na costa brasileira e procura mostrar a relação entre a dependência econômica e o enfrentamento das forças naturais de populações litorâneas do Pará ao Rio Grande do Sul.
Neste projeto serão conhecidas algumas colônias de pescadores artesanais formadas na missão do Cruzador “José Bonifácio”. Esta, que ficou conhecida como a primeira intervenção do estado na pesca, ocorreu entre 1919 e 1924, onde foi percorrido o litoral Brasileiro entre o Pará e o Rio de Janeiro, com o objetivo de nacionalizar a pesca e formar um contingente para defesa militar da costa brasileira. Durante esta missão foram formadas 800 colônias de pesca, 1.000 escolas, diversos grupos de escoteiro e postos de saneamento, além de desenvolver a instrução profissional, combate à verminose, malária e alcoolismo e procurou fiscalizar a pesca predatória.
A produção pesqueira industrial será apresentada com suas embarcações e equipes em ação, com as técnicas mais modernas de captura de grandes volumes e sua manipulação até a chegada aos consumidores.
A moderna construção de embarcações, o transporte marítimo e a extração de petróleo e gás fazem parte da nova fronteira da relação do homem com o mar, maximizando a geração de riqueza de um país inteiro. Neste contexto tão diverso já não conta mais apenas a economia local ou familiar, entram também outros agentes influenciadores que dependem de conglomerados, multinacionais e ações em bolsas de valores. Projetos de milhões de dólares são criados ou cancelados da noite para o dia, seguindo a variação do preço do barril de petróleo.
Neste ambiente complexo, os Homens do Mar continuam sendo a força motriz que leva, diariamente, homens e mulheres para enfrentar os mesmos desafios daqueles pescadores artesanais promovidos a guardiões do litoral brasileiro pela missão do Cruzador “José Bonifácio” em 1919.
Na jangada ou na plataforma de extração de petróleo, os Homens do Mar precisam de coragem, orgulho e respeito.
Este projeto está aprovado na lei de incentivo a cultura do município de Itajaí/SC para o ano 2018 e encontrasse em fase de captação de recursos. Entre em contato para apoiar este projeto tão rico e importante quanto o litoral brasileiro.
NOTA: Devido a pandemia do COVID19 o projeto HOMENS DO MAR teve suas atividades paralisadas até que se restabeleçam os requisitos necessários de segurança para a conclusão das últimas viagens e o consequente lançamento do livro.
Apoiadores e Patrocinadores: