PESCA DA TAINHA - Tradição do Litoral Catarinense
O meu primeiro livro publicado deveria trazer algo da minha terra, da minha infância e da minha formação. Considero-me um fotógrafo idealista por não querer fotografar aquilo que não acredito ou que não vejo relevância. A pesca da tainha sempre esteve no meu quintal, no litoral onde vivo.
Para registrar e conhecer melhor este tipo de pesca, passei algumas semanas, entre maio e junho de 2016, acompanhando dois ranchos de pesca da cidade de Balneário Camboriú/SC, especificamente nas praias de Taquaras e Estaleirinho.
Com o passar dos dias, fui descobrindo a importância da pesca artesanal da tainha, que consegue lidar naturalmente com questões que, para mim, são difíceis de enquadrar na mesma moldura: Cultura + Economia + Sustentabilidade!
Cultura
Os primeiros registros da pesca artesanal da tainha no país foram de índios no litoral paulista em 1544. Depois, a colonização açoriana em Santa Catarina trouxe melhorias e se utilizou dos conhecimentos indígenas para aproveitar essa riqueza natural. A cultura da pesca artesanal ultrapassa gerações no mesmo formato, indiferente ao crescimento das cidades ou desenvolvimento tecnológico. Isso é uma riqueza!
Economia
O negócio da tainha gera mais de 30 milhões de reais a cada safra para o estado (estimativa) e, devido seu caráter descentralizado, distribui entre as populações litorâneas importantes recursos que auxiliam muito a economia.
Sustentabilidade
A pesca artesanal, por sua vez, realizada com canoa a remo em cerco de praia, captura apenas a espécie alvo, já que são muito baixas as capturas acidentais de outras espécies, e seus volumes não impactam no ciclo natural da espécie. Esta questão ambiental para os armadores e pescadores industriais é bastante delicada, já que todos precisam manter seus negócios que mantém diversas famílias o ano todo. Gostaria de ver maiores investimentos em pesquisas capitaneadas pelo governo, com isenção e interesse apenas na manutenção desta riqueza que a cada inverno percorre nosso litoral.
Uma coisa é certa, todo pescador, armador ou ambientalista que eu conheço quer ver a mesma coisa: "O mar cheio de peixes!"
Que assim seja!
Dados do Livro:
PESCA DA TAINHA - Tradição do Litoral Catarinense
Livro fotográfico, brochura, preto e branco
Edição: Leonardo Bittencourt
Tamanho: 19 x 23 cm (L x A)
Páginas: 156
Língua: Português/Inglês
ISBN: 978-85-923735-0-4